O passo a passo clínico na execução de seis facetas cerâmicas feldespáticas

Vídeo > Casos clínicos > Prótese Fixa

Auditório IV – 12 novembro, 17h30 – Ordem nº 14

Tomás Amorim Afonso

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Vasco Nunes da Silva
João Pereira
Luís Fonseca
António Amorim Afonso

Objetivo

Demonstrar o passo a passo clínico na execução de seis facetas feldespáticas.

Apresentação

Paciente do sexo masculino, saudável, com 24 anos, compareceu na clínica descontente com a estética do seu sorriso. O paciente apresentava restaurações em resina no 12 e 21 com estética comprometida, bem como facetas de desgaste nos caninos.

Foi realizado um enceramento de diagnóstico, e sobre este, três matrizes de silicone. Uma matriz para realizar o mock-up e os provisórios, e duas matrizes para controlar o desgaste. Efetuou-se um mock-up para verificar a forma final, e os dentes foram preparados sobre esse mesmo mock-up. Após realização da impressão executaram-se os provisórios. As facetas foram aderidas com um cimento de resina com isolamento absoluto.

O suporte científico é constituído pelo o livro Restaurações Adesivas de Porcelana na dentição anterior – Pascal Magne – Urs Belser bem como artigos do mesmo autor sobre o tema.

Resultados

Realizaram-se restaurações minimamente invasivas que conservaram ao máximo a estrutura dentária, alcançando resultados altamente estéticos, funcionais e biomiméticos, respeitando os tecidos gengivais, com excelente prognóstico. Este caso clínico tem o follow-up de uma ano, mantendo-se as margens íntegras, os tecidos gengivais saudáveis e acima de tudo o paciente satisfeito.

Discussão

As facetas estão comprovadas como sendo uma opção bastante viável tanto a nível estético como funcional, apresentando comportamentos biomiméticos e biomecânicos semelhantes ao dente natural, requerendo preparações do dente minimamente invasivas.

Conclusão

As facetas cerâmicas apresentam-se como uma excelente alternativa neste tipo de tratamentos, pois permitem resultados altamente estéticos e minimamente invasivos.