Reabilitação Total Superior Fixa de Paciente Desdentada Total com Maxilar Atrófico

Vídeo > Casos clínicos > Implantologia

Auditório IV – 12 novembro, 16h00 – Ordem nº 13

António Amorim Afonso

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Ernesto Tocantis
Tomás Amorim Afonso
João Pereira
João Amoroso

Objetivo

Demonstrar o passo a passo clínico na execução de uma reabilitação total sobre implantes.

Apresentação

Paciente sexo feminino, 56 anos, saudável, compareceu na clínica insatisfeita com a estética do seu sorriso. Apresentava uma prótese total superior removível desadaptada, e uma prótese inferior titânio-acrílica aparafusada a quatro implantes. Após ter sido efetuada uma completa história clínica e radiográfica, verificaram-se todos os parâmetros necessários à realização de uma reabilitação total implanto-suportada.

Resultados

Foram efetuados seis implantes no maxilar superior (implantes 13, 15, 17, 22, 25, 26, todos Nobel Active 3,5x13mm, 4,3x10mm, 3,5x15mm, 3,25x13mm, 4,3x10mm e 3,5x13mm, respetivamente), com colocação imediata de prótese provisória acrílica aparafusada. Os implantes posteriores, devido à pouca estabilidade primária, foram carregados após o periodo de osteointegração. Após período de cicatrização foram efetuados moldes definitivos aos implantes do maxilar superior e colocada uma prótese titânio-acrílica aparafusada.

Discussão

A perda dos dentes promove reabsorção óssea ao nível dos maxilares, comprometendo a reabilitação dos mesmos. A reabilitação total implanto-suportada permite a colocação de implantes e respetiva carga imediata. Devido ao facto de ser uma técnica cirúrgica e protética simples, e por apresentar uma elevada taxa de sucesso, a reabilitação total sobre implantes é cada vez mais utilizada em pacientes endêntulos.

Conclusão

A reabilitação total sobre implantes demonstrou ser eficaz em termos cirúrgicos, protéticos e biomecânicos, devolvendo ao paciente o conforto, estética e função.