Tratamento minimamente invasivo com técnica de infiltração de resina – uma opção?

Comunicação oral > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Auditório IV – 12 novembro, 11h50 – Ordem nº 05
Candidato a prémio

Lígia Lopes da Rocha

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Joana Garcez
Orlanda Torres

Descrição dos casos clínicos

Serão apresentados dois casos clínicos.

Paciente do sexo feminino, 21 anos, insatisfeita com a presença de manchas inestéticas nos dentes do setor antero-superior (1.3–2.3), associada a lesões de desmineralização após a remoção do aparelho ortodôntico. Foi realizada a técnica de infiltração de resina.

Paciente do sexo masculino, 36 anos, descontente com a aparência dos seus incisivos centrais superiores. Avaliou-se a extensão e profundidade das lesões de mancha branca através da transiluminação com o fotopolimerizador. O aspeto físico, somado à anamnese, levou ao diagnóstico de hipomineralização nos dentes 2.1 e 1.1. No dente 2.1 já tinha sofrido uma agressão mecânica iatrogénica. Foi realizada a técnica de microabrasão do esmalte e posteriormente a técnica de infiltração de resina.

Discussão

Este método consiste na utilização de uma resina de baixa viscosidade foto polimerizável que atua por capilaridade. A técnica de infiltração de resina é de fácil aplicação, não se verificando sensibilidade pós-operatória. No entanto, deve-se estudar bem o caso clínico no sentido de avaliar a necessidade de se realizar previamente microabrasão ou macroabrasão, assim como a necessidade de adicionar resina composta a posteriori, para obtenção de resultados estéticos satisfatórios.

Conclusão

Nos casos clínicos efetuados, os resultados estéticos foram satisfatórios, levando-nos a tecer considerações sobre esta técnica como sendo promissora e conservadora. No entanto, serão necessários estudos de follow-up a longo prazo no sentido de afirmarmos a eficácia e a durabilidade deste tipo de tratamento.

Palavras-chave

Infiltração de resina; manchas brancas; dentisteria minimamente invasiva; lesões não cavitadas; remineralização; esmalte