Eficácia de substituinte ósseo e membrana no tratamento de defeitos periodontais

Comunicação oral > Investigação > Periodontologia

Auditório IV – 12 novembro, 11h30 – Ordem nº 04
Candidato a prémio

Sérgio Matos

Universidade de Coimbra

Isabel Poiares Baptista
Ana Messias
Francisco Caramelo
Marco Esposito

Introdução e objetivos

Avaliar a eficácia clínica de um material substituinte ósseo combinado com uma membrana reabsorvível comparado com desbridamento cirúrgico simples (OFD) no tratamento de defeitos periodontais infraósseos. Como objetivo secundário pretende-se descrever e avaliar a aplicação de um dispositivo radiográfico individualizado.

Materiais e Métodos

Foi realizado um ensaio clínico controlado aleatorizado (RCT), pragmático, através de um desenho de grupos paralelos, para avaliar a eficácia de um substituinte xenógeno de origem porcina coberto por uma membrana reabsorvível derivada de pericárdio bovino (grupo teste) comparado com OFD (grupo controlo), no tratamento de defeitos periodontais infraósseos.

O ensaio teve a duração de 1 ano e englobou 20 doentes, 10 em cada grupo. Esta avaliação correspondeu a um único centro de estudo englobado num ensaio multicêntrico. Um dispositivo radiográfico individualizado foi construído, integrando um sensor digital numa peça de mordida montada num bloco de acrílico. Um examinador calibrado avaliou a validade e a precisão do sistema.

Resultados

Registaram-se melhorias estatisticamente significativas a favor do grupo teste, relativamente à redução de PPD (1.85±0.82mm-controlo; 3.20±1.13mm-teste), ganho de CAL (1.6±0.66mm-controlo; 3.05±1.01mm-teste) e preenchimento radiográfico do defeito ósseo (0.96±0.65mm-controlo; 2.03±1.36mm-teste).

Conclusões e implicações clínicas

O tratamento combinado resultou em melhorias significativas em termos de ganho de CAL, redução de PPD e preenchimento radiográfico do defeito ósseo comparado com o OFD. O dispositivo radiográfico, apesar de algumas limitações, possibilitou a obtenção de imagens reproduzíveis, adequadas para avaliação de comparação clínica de alterações de níveis ósseos periodontais.

Palavras-chave

Substituintes ósseos, defeitos infraósseos, periodontite, ensaio controlado aleatorizado, regeneração periodontal