Potenciais fatores de influência no metaboloma salivar de crianças – estudo piloto

Comunicação oral > Investigação > Odontopediatria

Auditório IV – 12 novembro, 10h10 – Ordem nº 03
Candidato a prémio

Joana Leonor Pereira

Universidade de Coimbra

Sara Cristina Ferreira
Ana Maria Gil
Ana Luísa Costa

Introdução e objetivos

A Metabolómica, uma ferramenta que envolve a análise abrangente dos metabolitos presentes em biofluídos, possibilitando a deteção de biomarcadores e a monitorização da homeostase, tem-se revelado uma mais-valia em diversas áreas da Medicina. A análise metabolómica da saliva, um fluído fundamental na manutenção da integridade da cavidade oral, pode proporcionar impressões digitais da dinâmica metabólica de diversas patologias orais, particularmente da cárie dentária.

O presente estudo pretende explorar a influência do padrão de estimulação salivar, do género, do estádio da dentição e da cárie dentária no perfil metabolómico salivar de crianças.

Materiais e métodos

Analisaram-se 63 amostras de saliva estimulada e não estimulada de crianças em diferentes estádios da dentição, com e sem cárie dentária, através de espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

Resultados

Os perfis de RMN de saliva não estimulada exibiram múltiplos analitos em concentrações superiores comparativamente à saliva estimulada. Obtiveram-se espectros de RMN distintos em crianças do sexo masculino e feminino e, adicionalmente, os efeitos do estádio da dentição e da cárie dentária traduziram-se em alterações na intensidade de diversos metabolitos.

Conclusões

O padrão de estimulação salivar, género, estádio da dentição e a cárie dentária parecem influenciar o perfil metabolómico salivar em crianças, salientando-se contudo a necessidade de desenvolvimento de estudos adicionais com amostras mais alargadas.

Implicações clínicas

O presente estudo permitiu obter dados preliminares relevantes para o estabelecimento de perfis metabólicos salivares, constituindo um passo no sentido do desenvolvimento de estudos que explorem as potencialidades do metaboloma salivar na patologia oral em crianças.