Vitor Teixeira

O assistente dentário e a gestão de conflito clínico e humano – envolvência do ambiente interno ao externo

Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde realizou também o mestrado em Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes e concluiu os estudos de doutoramento em Psicologia.

Associa a prática de intervenção psicológica com crianças e adolescentes à docência universitária na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, onde é regente e docente das unidades curriculares de Psicologia.

Interessa-se por temas de Psicologia Aplicada à Medicina Dentária, nomeadamente sobre a importância das Competências de Comunicação.

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Curso para assistente dentário

2014/11/08 09:00 – 2014/11/08 10:30 | Auditório C

Resumo da apresentação

O “setting” terapêutico é um dos fatores que afeta a relação entre o Médico Dentista e o paciente, sendo um cenário complexo em que vários elementos (pessoas e objetos) assumem determinadas funções e interagem entre si criando dinâmicas específicas entre as pessoas e o meio.

O Assistente Dentário é um elemento humano essencial do “setting” terapêutico, desempenhando muitas vezes um papel de mediação entre o paciente e o Médico Dentista.

Nesta apresentação será destacada a forma como as Competências de Comunicação do Assistente Dentário – nomeadamente as competências de comunicação verbal, não verbal e as competências de escuta ativa, podem ser essenciais na prevenção e gestão do conflito clínico e humano.

Serão dados exemplos concretos da utilização de algumas estratégias, nomeadamente dos benefícios da utilização de uma linguagem positiva. Será também feita uma revisão sobre os vários estilos de relacionamento interpessoal e da forma como cada um deles poderá interferir com o “setting” terapêutico. Será dado particular ênfase ao estilo Assertivo, analisando-se formas e estratégias de o promover e realçando-se as benefícios da sua adoção no contexto da Medicina Dentária.

Pretende-se desta forma valorizar o papel do Assistente Dentário e informar sobre as principais ferramentas/estratégias de comunicação e de relacionamento interpessoal a utilizar na construção de um “setting” terapêutico positivo e mais concretamente na prevenção e gestão de conflitos.