Hugo De Clerck

Ancoragem com mini-placas: para o movimento distal dos molares nas Classe II e para o avanço maxilar nas deformidades dento-esqueléticas de Classe III

Hugo De Clerck é pós-graduado em Ortodontia pela Rijksuniversiteit Gent, doutorou-se em 1986 e exerce clínica privada em Bruxelas. Em 1988 foi premiado com o “European Research Essay Award”.

O seu grupo de investigação recebeu o Prêmio Dewel para o trabalho de pesquisa clínica de maior evidência publicado no AJO-DO, em 2011.

Entre 1989 e 2006 foi Professor e Presidente do Departamento de Ortodontia da Université Catholique de Louvain.

Atualmente é professor associado da Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill. É ex-Presidente da Sociedade Belga de Ortodontia e Fellow do Royal College of Surgeons of England.

Os seus principais interesses de pesquisa são: ancoragem esquelética, biomecânica e ortopedia. É autor de inúmeras conferência sobre estes temas, em todo o mundo.

Nacionalidade: Bélgica

Área científica: Ortodontia

2014/11/06 09:30 – 2014/11/06 13:00 | Auditório A

Resumo da apresentação

A principal vantagem da utilização de mini-placas ortodônticas nas classe II reside no facto de estas, ao serem fixadas diretamente sobre o esqueleto, permitirem que a ancoragem seja feita de forma independente das arcadas dentárias, evitando as extrações dos pré-molares. Além disso, são mais resistentes às forças pesadas e descontínuas do que os mini-implantes ortodônticos.

Elásticos intermaxilares, com direção de Classe III, são usados para unir as mini-placas de Bollard, ancoradas esqueleticamente na maxila e na mandíbula, em pacientes com potencial de crescimento. Pode o crescimento da maxila e/ou da mandíbula ser estimulado, restringido ou redirecionado? Que tipo de biomecânica deve ser utilizado?

Os resultados desta tração contínua, com efeito ortopédico puro, serão discutidos com base em estudos elaborados através da Tomografia Computorizada de Feixe Cónico (Cone Beam). Os resultados também serão comparados com um grupo controle e com os resultados obtidos no tratamento com máscara facial ortopédica.