Cristina Coelho

Higiene e segurança do paciente/equipa na consulta de medicina dentária

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCS-N em 1993

Doutorada em Odontologia pela Université Paul Sabatier Toulouse III em 2002

Professora Coordenadora sem Agregação do IPSN

Professora Auxiliar Convidada do ISCS-N

Monitora do Estágio Clínico do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do ISCS-N

Investigadora do Grupo de Ciências Dentárias do CICS – ISCSN

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Curso para assistente dentário

2014/11/08 11:30 – 2014/11/08 12:15 | Auditório C

Resumo da apresentação

Na consulta de Medicina Dentária, o paciente/equipa podem ser expostos a vários agentes infeciosos, incluindo Cytomegalovirus (CMV), HBV, HCV, Herpes Simplex Virus typos 1 e 2, HIV, Mycobacterium tuberculosis, Staphylococcus, Streptococcus, e outros vírus e bactérias que colonizam ou infectam a cavidade oral e o trato respiratório.

Estes microrganismos podem ser transmitidos no consultório dentário através de: 1) contacto direto com sangue ou fluídos orais dos pacientes, 2) contacto indireto com objetos contaminados (ex. instrumentos, equipamento ou superfícies); 3) contacto com a mucosa oral, nasal ou conjuntiva (ex. salpicos) contendo microrganismos propagados por pessoas infetadas a curta distância (ex. por tosse, espirros ou conversação) e 4) inalação de microrganismos através dos aerossóis que ficam suspensos no ar por longos períodos.

O objetivo desta apresentação é destacar o que há de novo nas orientações relativas aos equipamentos de proteção individual (EPIs) higiene das mãos, tratamento dos instrumentos (pré-limpeza, desinfeção e esterilização), desinfeção de superfícies (tipos de desinfetantes, modo de aplicação, cuidados na aplicação) e tratamento de resíduos (por grupos de risco).