Associação do HPV-16 e HPV-18 no carcinoma de células escamosas

Póster > Revisão > Patologia Oral

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 93

Inês Ferreira da Silva Ramalho

Universidade do Porto

Introdução

O cancro oral é uma neoplasia maligna associada a uma elevada mortalidade e morbilidade. Dentro deste grupo de neoplasias, o carcinoma de células escamosas (CCE) é o mais frequente. Tem etiologia multifatorial, sendo os principais fatores de risco o tabaco e o álcool. O Vírus do Papiloma Humano (HPV) tem sido associado ao desenvolvimento do cancro oral em grupos da população considerados não de risco e com características particulares.

Objetivos

Reunir o conhecimento científico sobre a associação do HPV–16 e –18 no CCE da cavidade oral e orofaringe e responder a questões como: quais os grupos de risco; se a identificação do HPV deve fazer parte do diagnóstico de rotina; e em que medida a vacinação poderá ter um papel na prevenção. Materiais e métodos: Recolha de artigos nas bases de dados PubMed e ScienceDirect.

Palavras chave

“HPV–16”, “HPV–18”, “vírus do papiloma humano”, “carcinoma de células escamosas”, “cancro oral”, ”cancro da orofaringe”, “fatores de risco” e “etiologia”. Anos de revisão: 1998–2012.

Resultados

Os 26 estudos científicos analisados acumulam diferenças entre si, nomeadamente, no que respeita à associação da infeção pelo HPV a grupos considerados não de risco para o cancro oral como adultos jovens, mulheres e não fumadores, e na associação da infeção pelo HPV com comportamentos sexuais de risco.

Conclusões

A associação do HPV–16 e –18 no desenvolvimento do CCE da cavidade oral carece de mais estudos que melhor esclareçam o papel do HPV na etiologia destes tumores.