Sindroma de Kelly – revisão narrativa sobre opções de reabilitação

Póster > Revisão > Outra área científica

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 92

Ana Mafalda Gomes

Universidade Fernando Pessoa

Patricia Manarte Monteiro
Inês Stocker
Hugo Pais
Sandra Gavinha

Introdução

Reabsorção óssea na região anterior da maxila, hipertrofia das tuberosidades, hiperplasia do palato, extrusão dos dentes antero-inferiores e reabsorção dos rebordos distais na mandíbula, são as características do Síndroma de Kelly (SK).

Objectivos e métodos

Pretendeu-se avaliar as possibilidades de reabilitação de pacientes com SK. Pesquisa na Pubmed, SciELO e Science Direct de artigos entre 1972–2014; Palavras-chave: “Kelly Syndrome”, “Combination Syndrome”, “Anterior Hyperfunction Syndrome”, “bone resorption”, “Dental implants”. Foram considerados artigos de revisão e de casos clínicos que incluíssem reabilitação oral de indivíduos com SK.

Resultados

Realização de próteses com esquema oclusal e remoção do tecido hiperplásico do palato com regularização das tuberosidades é a opção de tratamento mais comum, tendo a impressão funcional um papel primordial. A reabilitação mediante implantes osteointegrados, em ambas as arcadas, de forma a ocorrer uma melhoria exponencial na retenção, funcionalidade, estabilidade, conforto e estética e uma oclusão mais estável e duradoura, constitui actualmente uma opção.

A colocação de sobredentaduras, preservando raízes no sextante antero-inferior, mandíbular possibilita manter a propriocepção. A cirurgia ortognática para reposicionamento do plano oclusal através do reposicionamento da mandíbula é referida como opção prévia ao tratamento reabilitador protético.

Conclusões

Nas opções de reabilitação do SK deve evitar-se intervenções que promovam alterações tecidulares degenerativas tendo na sua base um esquema oclusal que diminua a pressão na região anterior da maxila. Implicações clinicas: Paciente com SK reabilitado deve ser consciencializado relativamente à necessidade de controlo periódico da sua situação clínica.

Palavras chave

Síndrome Kelly; Hiperfunção anterior; reabsorção óssea; implantes, prótese, reabilitação.