Consequências dos hábitos de sucção na dentição decídua: uma revisão narrativa

Póster > Revisão > Oclusão

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 81

Inês Henriques

Universidade de Lisboa

Marialice Fernandes
António Moacho
Inês Jorge
João Caramês

Introdução

O movimento de sucção contribui para o correto desenvolvimento das estruturas dentofaciais. Patologias na dentição decídua, devido aos hábitos de sucção, podem ter repercussões negativas no desenvolvimento de uma boa oclusão.

Objetivo

Avaliar a influência dos hábitos de sucção nutritivos (SN) e não nutritivos (SNN) na dentição decídua. Determinar os fatores que levam ao surgimento de hábitos de SNN e quais as suas consequências.

Materiais e métodos

Pesquisa na PubMed de artigos publicados a partir de 2009, utilizando as palavras-chave: [nutritive non-nutritive sucking habits]. Foram obtidos 56 resultados, após aplicação dos critérios de exclusão, foram utilizados 9.

Resultados

A não amamentação ou a alimentação exclusiva com biberão levam à permanência do instinto de sucção, conduzindo ao desenvolvimento de hábitos de SNN, que predispõem a ocorrência de má oclusão.

Conclusões

O hábito de sucção nutritivo pela amamentação é o mais indicado. No entanto, o tempo de amamentação tem vindo a diminuir, o que obriga a criança a procurar outras formas de sucção, desenvolvendo hábitos SNN que podem ser nefastos para a sua dentição. A educação dos pais e a observação regular do bebé é essencial para a prevenção e correção das consequências destes hábitos.

Implicações clínicas

A amamentação deve ser o modo exclusivo de alimentação até aos seis meses, o biberão só deve ser utilizado em casos excecionaie não se deve recorrer ao uso de chupetas, a não ser, para substituir o hábito da sucção digital.

Palavras chave

hábitos de sucção não nutritivos, hábitos de sucção nutritivos, oclusão decídua, amamentação, biberão, chucha.