Implantes dentários revestidos a hidroxiapatite – revisão narrativa dos últimos cinco anos

Póster > Revisão > Implantologia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 80

Nuno Sampaio

Ana Lemos Costa
Francisco Correia
Paulo Oliveira
David Alfaiate

Palavras chave

Superfície Implantes, Implantes Revestidos Hidroxiapatite, Revisão Sistemática, Humanos, Implantes Dentários, Osteointegração

Introdução

A superfície dos implantes é modificada para acelerar a osteointegração. O uso de implantes curtos, em situações com limitações anatómicas, evidencia as superfícies que promovam a osteointegração, como os implantes revestidos a hidroxiapatite (HA).

Objetivos e métodos

Esta revisão sistemática (PRISMA) tem como objetivo recolher a evidência (últimos 5 anos) dos implantes revestidos a HA. A revisão foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, SCIELO com as palavras-chave “Hydroxyapatites” AND “Dental Implants”, seguindo os critérios de inclusão: -Ensaios clínicos randomizados-ECR/ ensaios clínicos-EC; -Humanos; -Inglês, Espanhol, Italiano, Francês Resultados 3 artigos permaneceram (total 194 artigos: 179 excluídos pelo título/abstract,15 após leitura).

O ECR compara levantamento do seio maxilar por janela lateral versus técnica de Cosci, colocando implantes imediatos de HA. Os resultados positivos podem ser parcialmente explicados pelo efeito benéfico da superfície na osteointegração. O EC compara implantes revestidos a HA com superfície de vidro bioativo.

Os resultados mostram igual taxa de sucesso na osteointegração após 12 meses. O último ECR compara 3 superfícies (maquinadas, jateadas com óxido de alumino, HA) relativamente à colonização bacteriana. Os resultados mostram que a colonização ocorre independentemente do tipo de superfície, não sendo estatisticamente diferente entre elas.

Conclusões

Esta revisão não nos da conclusões evidentes relativamente às vantagens dos implantes revestidos a HA quando comprados com outro tipo de superfícies.

Implicações clinicas

Mais ECR, bem desenhados, são necessários para obter informações relativamente aos implantes com superfície de HA.