Considerações estéticas na reabilitação implanto-suportada dos quatro incisivos superiores

Póster > Revisão > Implantologia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 79

Filipa Mergulhão

Universidade de Lisboa

José Fausto Carracho
Mariana Murias Barreiros

Introdução

A reabilitação oral dos quatro incisivos superiores é um desafio devido à complexidade que apresenta. O recurso aos implantes dentários para reabilitar proteticamente este tipo de casos clínicos requer um diagnóstico e planeamento prévio meticuloso para que se consiga um resultado estético final satisfatório.

Objetivo

Revisão bibliográfica acerca da reabilitação implanto-suportada dos quatro incisivos superiores.

Material e métodos

Realizou-se uma revisão bibliográfica na PubMed Database, desde 1990 a 2013 de todos os artigos científicos publicados na língua inglesa, com as palavras-chave: “dental implant”, “esthetic zone”, “anterior zone”, “implant-rehabilitation” e “anterior incisors”.

Resultados

Factores de decisão como número, tipo e localização dos implantes, manutenção dos caninos, regeneração óssea, submersão de raízes, carga imediata e sistema protético influenciam o resultado estético quando se reabilitam os quatro incisivos superiores recorrendo a implantes dentários.

Conclusões

A reabilitação protética implanto-suportada dos quatro incisivos superiores é uma possibilidade terapêutica com elevadas taxas de sobrevivência e de sucesso contudo, para se atingir uma optimização estética, é fundamental um diagnóstico e planeamento corretos por parte do médico dentista. Este deverá ter em consideração os factores que condicionam e influenciam a estética nestes casos de edêntulismo parcial.

Implicações clínicas

Um correcto diagnóstico clínico e conhecimento dos factores que influenciam a estética na reabilitação do sector antero-superior é fundamental por parte do profissional para que se consiga um resultado final satisfatório na reabilitação implato-suportada.