Classe II com compromisso cuspídeo: opções terapêuticas – revisão narrativa

Póster > Revisão > Dentisteria Operatória

Hall dos pósteres – 6 novembro, 17h30 – 18h30 – Ordem nº 75

Marialice Fernandes

Universidade de Lisboa

Inês Henriques
Ana Soraia Andrade
Catarina Coito
Alexandre Cavalheiro

Objetivos

Avaliar a longevidade dos materiais restauradores em tratamentos de classes II com recobrimento de uma ou mais cúspides.

Materiais e métodos

Pesquisa na PubMed artigos publicados entre Janeiro de 1991 e Agosto de 2014.

Palavras chave

[Amalgamresinceramic onlays longevity; longevityamalgam onlays crown; longevityamalgamcoverage; amalgamcuspcoverage, survival rate gold cast, indirectcomposite, ceramic onlays]. Foram obtidos 104 resultados, após aplicação dos critérios de exclusão, foram utilizados 15.

Resultados

Nas técnicas diretas a amálgama é o material restaurador com maior taxa de sucesso (94,2%, numa observação de 8 anos). Nas técnicas indiretas as restaurações em ouro apresentam os melhores resultados (taxa de sucesso de 93,3% numa observação a 5,5 anos) e as restaurações indiretas em compósito ou cerâmica apresentam resultados satisfatórios (taxas de sucesso de 85,4% numa observação a 5 anos e 88.8% numa observação a 5,5 anos, respetivamente).

Conclusões

A longevidade das restaurações pela técnica indireta é superior para o ouro e pela técnica direta é superior para a amálgama. A resina composta pelo método indireto e a cerâmica têm demonstrado ótimos resultados.

As restaurações em resina composta pela técnica direta, não apresentam as propriedades necessárias para serem o material estético de referência para Classes II com compromisso cuspídeo. São necessários mais estudos longitudinais atualizados e padronizados.

Implicações clinicas

Em Classes II com compromisso cuspídeo, a utilização de amálgama, ouro e cerâmica ou resina composta pela técnica indireta, permitem obter as maiores taxas de sucesso e maior longevidade.

Palavras chave

longevidade, restauração direta, restauração indireta, taxa de sucesso, amalgama, resina composta.