Reabilitação caso clínico com PPR – importância da determinação prévia da DVO

Póster > Casos clínicos > Prótese Removível

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 73

Artur Miler

Universidade do Porto

André Correia
Reis Campos
José Mário Rocha
Maria Helena Figueiral

Descrição

Paciente do sexo masculino, 73 anos, compareceu na consulta da Especialização em Reabilitação Oral da FMDUP com o objetivo de efetuar uma reabilitação oral. Da história e do exame clínico realça-se o seguinte: classe III div. 3 de Kennedy maxilar e classe I div. 1 mandibular; dimensão vertical de oclusão (DVO) diminuída.

Após discussão das opções de tratamento, o paciente optou por uma reabilitação oral com próteses parciais removíveis (PPR). Face à alteração da DVO foi necessário, primeiramente, determinar a dimensão correcta através de placas de registo com rolos de articulação em godiva.

De seguida, foi efetuado um enceramento de diagnóstico nos dentes anteriores da maxila, por forma a estabelecer uma correta, e estável, relação intermaxilar. Assim foi possível efetuar a reconstrução dos dentes anteriores em resina composta, utilizando uma placa termoformável, após a qual se iniciou o desenho e a consequente reabilitação com prótese parcial removível.

O caso foi concluído com uma PPR esquelética superior com elementos de retenção tipo ganchos, e uma PPR acrílica inferior com um elemento de retenção do tipo encaixe de bola na raiz do dente 43.

Discussão

O restabelecimento da DVO é muito importante numa reabilitação oral protética. É fundamental a determinação prévia desta dimensão, para que se possa estabelecer uma relação intermaxilar estável, e assim uma PPR dentro dos parâmetros corretos.

Conclusão

A importância de restabelecer a DVO deve ser tida em consideração pelo clínico de modo a conseguir proporcionar ao paciente uma clara melhoria da qualidade de vida.