Prótese fixa implanto-suportada: Do provisório ao definitivo – escolha do pilar ideal

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 72

Paulo A. Ribeiro

Universidade Fernando Pessoa

Carlos Falcão
Tomás Amorim Afonso
Alexandrine Carvalho
Luís Filipe Tovim Monteiro

Descrição

Mulher de 35 anos. Motivo da consulta: Sofreu traumatismo dos dentes anteriores. Sem antecedentes médicos gerais a destacar, mas em termos médico-dentários apresenta dentes 1.2, 1.1, 2.1 com fractura por traumatismo.

Procedeu-se à exodontia do 1.2, e colocação imediata de implante. Foram cimentadas restaurações feldspáticas aderidas sobre os dentes 1.1 e 2.1 e sobre o pilar personalizado cerâmico do 1.2. O prognóstico de tratamento é favorável atendendo à conservação da integridade dentária e reconstituição da função, saúde e estética com tratamentos previsíveis.

Discussão

De entre os novos recursos estéticos, a pressão gradual dos tecidos com provisório aliada a técnica de moldagem personalizada, vem comprovando a excelência de devolução a uma aparência natural do tecido perimplantar.

Paralelamente a isso, nada adianta termos perfil de emergência, arco côncavo etc., se não soubermos escolher um pilar que devolva estética, função e resistência satisfatórios.

Sendo assim, a presente comunicação descreve toda técnica de reconstrução gengival (pressão gradual e técnica de moldagem personalizada) e os tipos de pilares mais estéticos bem como suas vantagens e diferenças.

Conclusão

Os pilares cerâmicos personalizados quando associados á técnica de condicionamento gengival e moldagem personalizada, permitem individualizar com fidelidade os aspectos morfológicos dos tecidos perimplantares, perfil de emergência, evitar umbrella effects, assim como corrigir pequenos erros de inclinação do implante sem perder resistência à fratura.