Realização de mini-faceta para restaurar bordo de um central: caso clinico multidisciplinar

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 69

Tomás Amorim Afonso

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

António Amorim Afonso
Vasco Nunes da Silva
Luís Fonseca
Marcus Veiga

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, saudável, com 32 anos, com história de tratamento ortodontico prévio, compareceu na clinica descontente com a estética do seu sorriso.

Após uma correta anamnese, avaliação clinica e radiográfica, diagnosticou-se: classe II canina e molar; alteração das proporções dentárias; alteração do plano oclusal e incisal; alteração da posição dos zénits gengivais.

Foi realizado novo tratamento ortodôntico, cirurgia ortognática para avanço bimaxilar, restauração estética em resina composta no dente 12, e foi realizado uma mini-faceta cerâmica para restaurar o bordo do dente 11.

Discussão

A ortodontia, juntamente com a cirurgia ortognática, permite a correção de mal-posições dentárias e esqueléticas. A estética dentária tem um papel fundamental na Medicina Dentária moderna, nomeadamente nos casos clínicos multidisciplinares, ajudando a restaurar a forma, a cor e as proporções dentárias.

A cerâmica e o compósito têm sido amplamente utilizados na Medicina Dentária devido à sua capacidade para proporcionar resultados estéticos que imitam os dentes naturais.

A cerâmica é um material biocompatível, que permite a reflexão e transmissão de luz adequada, e exibe uma boa resistência mecânica quando submetido a esforços da mastigação.

Conclusão

Através do tratamento multidisciplinar foi possível a reabilitação da função e estética do sorriso, promovendo uma relação oclusal correta do ponto de vista funcional e estético. Os fragmentos de cerâmica apresentam-se como uma excelente alternativa neste tipo de tratamentos, pois permitem resultados altamente estéticos e minimamente invasivos.