Reparação da cerâmica – princípios básicos. A propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 68

Alexandrine Carvalho

Universidade Fernando Pessoa

Patricia Manarte Monteiro
Sandra Gavinha
Carlos Falcão
Hélder Oliveira

Descrição do caso clínico

Os materiais cerâmicos atuais oferecem propriedades óticas preferenciais para restaurações altamente estéticas. Contudo, na prática clínica frequentemente observam-se fraturas parciais dos materiais cerâmicos, sendo a decisão de substituição/reparação da reabilitação fixa um dilema.

Na reparação destas condições pode recorrer-se a adesão e reparação com resinas compostas. Ilustra-se um caso clínico, quanto à descrição do protocolo, materiais e técnica, passo a passo, da adesão e reparação com compósito de fratura coronal metalo-cerâmica.

Paciente sexo masculino, 60 anos idade, compareceu na consulta de medicina dentária reabilitado com prótese fixa total superior metalo-cerâmica, fraturada na zona do dente 13 e 11. Foi efetuada a reparação da cerâmica, no consultório, com estratégia de adesão direta e resinas compostas.

Discussão

A fragilidade mecânica de alguns materiais cerâmicos, as modalidades de tratamento específicos e algumas condições clínicas inerentes ao paciente, podem gerar fratura parcial de revestimentos coronais fixos.

A reparação adesiva/compósito direta de coroas com base em cerâmica pode aumentar a longevidade clínica de reabilitações com próteses fixas, atenuando a decisão de substituição imediata desses revestimentos, muitas vezes extensos quanto ao número de dentes envolvidos.

Esta abordagem técnica, possibilita oferecer ao médico dentista e ao paciente uma alternativa reparadora económica, sem necessidade de recorrer a intervenções invasivas quanto à remoção de reabilitações com desempenho aceitável.

Conclusão

Sistemas mais recentes de reparação da cerâmica mostram excelente durabilidade na adesão das resinas compostas, às superfícies de metal e cerâmica expostas/ fraturadas.

Palavras chave

cerâmica, reparação, coroa, compósito, adesão, caso clínico, metalo-cerâmica