Implantoplastia em defeitos peri-implantares. Uma série de casos

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 66

Daniela Santos Silva

Universidade de Coimbra

Orlando Martins
João Pires
Isabel Poiares Baptista

Introdução e objetivos

Peri-implantite é uma inflamação dos tecidos moles adjacentes ao implante em função, havendo perda progressiva do osso de suporte.(Meier 2011) Tem sido recomendada a eliminação cirurgica das bolsas peri-implantares em combinação com implantoplastia em lesões supra-ósseas, reduzindo o risco de re-infecção (Romeo 2005,2007,Esposito 2012). Na implantoplastia são utilizados instrumentos rotatórios para alisar as superficies de implantes, reduzindo a adesão de placa bacteriana.(Meier 2011)

Descrição

Esta série de casos visa avaliar os resultados clínicos e radiográficos obtidos após tratamento cirurgico de lesões peri-implantares por implantoplastia. Três doentes (n=9 implantes) foram sujeitos a cirurgia de retalho. Após a exposição da superfície do implante, foi efectuada a remoção do tecido de granulação com curetas e a regularização da anatomia óssea. A superfície do implante foi alisada utilizando brocas diamantadas de grão fino e de arkansas.

Sempre que possível, foi utilizado um dique de borracha para prevenir a impregnação do pó de titânio nos tecidos. Os retalhos mucoperiósteos foram reposicionados apicalmente e fixados com suturas em colchão modificado. Os parâmetros clínicos e radiográficos foram registados previamente e após o período de follow-up (6–18 meses). Em todos os doentes ocorreu uma melhoria dos parâmetros clínicos. Os nossos resultados estão de acordo com outros autores (Romeo 2005,2007,Schwarz 2014).

Conclusão

Esta abordagem de defeitos supra-ósseos peri-implantares parece ser uma opção segura, em casos específicos, a curto e médio prazo. São necessários estudos clínicos randomizados controlados a longo-prazo.

Implicações clínicas

A implantoplastia parece ser uma opção adequada para casos específicos cuja estética não seja preponderante.