Paciente odontopediátrico em tratamento ortodontico: vantagens do laser de díodo

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 63

Clemência Vieira

Miguel Oliveira Esteves
Elsa Paiva
Luís Pedro Ferreira

Introdução

A ortodontia implica a correção de maloclusões com o objetivo de melhorar a função e a estética. Algumas situações clínicas requerem a cirurgía de tecidos moles para solucionar condicões mucogingivais que interferem ou complicam o tratamento ortodontico em curso.

Nos últimos 10 anos os estudos referem que 85% dos tratamentos de ortodontia incluem frenectomias, gingivectomias, gingivoplastias e exposição de dentes incluidos ou impactados. O ortodontista deriva muitas vezes os pacientes pediátricos, contudo a cirurgia mucogingival minimamente invasiva, utilizando-se o laser de díodo, pode realizar-se de uma forma rápida, simples e em segurança pelo medico dentista odontopediatra com notáveis vantagens clínicas na finalização do tratamento ortodontico.

Objetivo

Apresentar as vantagens do laser de díodo em pacientes odontopediátricos em tratamento ortodontico, com base científica em artigos publicados nos últimos 10 anos, em inglês, na Pubmed com as palvras-chave: soft-tissue lasers; lasers pediatric dentistry; laser in orthodontics.

Descrição

Descrever 3 casos clínicos com necessidade de frenectomia labial superior (freio proeminente com baixa inserção e diastema central), gengivectomia (hiperplasia gengival resultante de uma deficiente higiene oral) e exposição de um canino não erupcionado para tracção ortodontica. Descrição da técnica com laser de díodo e seguimento clinico.

Conclusão

O laser de díodo em cirurgia oferece numerosas vantajens comparadas com a técnica convencional. Tem propiedades hemostáticas, antibacterianas e anti-inflamatorias. Estas qualidades permitem um menor tempo de cirurgia e uma recuperação pós-operatoria mais rápida.

Implicações clínicas

O laser de díodo constitui uma abordagem útil e versátil cujas aplicações devem ser incorporadas no atendimento de pacientes pediátricos.