Restaurações estéticas em odontopediatria

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 62

Elsa Paiva

Clemência Vieira
Miguel Oliveira Esteves
Luís Pedro Ferreira

Descrição

Paciente do género masculino, 8 anos de idade, que surge na consulta após ter sofrido um traumatismo dentário na escola. Após exame clínico e radiográfico foi diagnosticada uma fractura não complicada de esmalte e dentina dos dentes 11 e 21.

Como tratamento, foi proposto, uma restauração direta em resina composta, com recurso a uma matriz de silicone. O material restaurador selecionado foi a resina composta Empress direct da Ivoclar®.

O tratamento foi dividido em 2 etapas. Na primeira fase, foi realizada uma moldagem em alginato dos dentes afectados. Posteriormente, procedeu-se ao enceramento de diagnóstico no modelo obtido, finalizando-se com uma moldagem em silicone do mesmo. A segunda fase, consistiu na restauração em resina composta dos dentes afectados, utilizando a matriz de silicone obtida.

Discussão

Esta metodologia aplica-se em dentes anteriores, no tratamento de facturas e/ou tratamento de dentes com defeitos de esmalte, cada vez que as margens da restauração não se podem identificar claramente. A matriz de silicone proporciona relações buco-linguais e cervico-incisais adequadas em todos os incrementos da resina.

Conclusões

As restaurações diretas em resina composta com recurso a uma matriz de silicone são uma opção válida no tratamento estético de dentes anteriores em Odontopediatria. Esta técnica facilita e/ou diminui o tempo de consulta, podendo melhorar a conduta do paciente odontopediátrico.