Reabilitação bimaxilar recorrendo ao conceito All-on-4TM: caso clínico

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 61

António Amorim Afonso

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Ernesto Tocantins
Tomás Amorim Afonso
Vasco Nunes da Silva
José Lavado

Descrição do caso clinico

Paciente do sexo feminino, saudável, com 66 anos, compareceu na clínica descontente com as suas próteses, devido à excessiva mobilidade e falta de retenção das mesmas, consequente à reabsorção óssea a nível dos maxilares.

Pretendia efetuar uma reabilitação fixa, com o objetivo de restabelecer a função mastigatória e a estética do seu sorriso. Após ter sido efetuada uma correta anamnese, avaliação clinica e radiográfica, verificaram-se todos os parâmetros necessários à realização da cirurgia seguindo o conceito All-on–4TM.

Foram colocados quatro implantes no maxilar superior e quatro implantes no maxilar inferior (todos Branemark System MkIV 4X15mm) de acordo com o protocolo All-on–4TM.

Discussão

A perda dos dentes leva frequentemente à reabsorção óssea ao nível dos maxilares, dificultando a “reconstrução” dos mesmos.Esta técnica cirúrgica permite a colocação de implantes e respetiva função imediata, em maxilares edêntulos com pouca disponibilidade óssea, sem recorrer a qualquer enxerto.

Devido ao facto de ser um protocolo cirúrgico e protético bastante simples e por apresentar uma elevada taxa de sucesso, o All-on–4TM é uma técnica cirúrgica cada vez mais utilizada em casos de pacientes totalmente edêntulos.

Conclusão

A reabilitação através do conceito All-on–4TM demonstrou ser vantajosa a nível cirúrgico, protético e biomecânico, trazendo conforto, estética e função à paciente.