Aprimoramento conservador do sorriso: abordagem clínica de incisivos laterais conóides

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 54

Joana Trigo

Inês Correia

O sucesso da reabilitação estética exige uma abordagem interdisciplinar que está dependente de um correto diagnóstico, plano de tratamento e procedimentos clínicos.

Os incisivos laterais conóides são um achado comum que provocam uma desarmonia significativa no sorriso e desconforto no paciente. O presente caso clínico demonstra uma abordagem clínica minimamente invasiva e altamente estética da resolução desta patologia, através de resinas compostas diretas, num paciente de 17 anos. Foi realizado um modelo de estudo, seguido de enceramento e execução de guia de silicone.

Após um desgaste mínimo e condicionamento dos tecidos dentários, realizaram-se as restaurações por técnica estratificada. O tratamento revelou-se uma opção previsível e biomimética que resultou na satisfação do paciente.

Este tratamento tem como características a conservação da estrutura dentária, menor tempo de tratamento, reversibilidade do tratamento e menor despesa. São particularidades ideais, tendo em conta a idade do paciente, as suas expectativas e condições económicas.

Assim, as restaurações diretas a compósito para aprimoramento do sorriso, como a plastia de dentes conóides, são um tratamento previsível e minimamente invasivo que restaura a forma, função e estética dentárias.