Sistemas cerâmicos reforçados por dissilicato de lítio: indicações e limitações

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos pósteres – 6 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 52

Samylle Martins Sampaio

Ian Matos Vieira
Sara Pinheiro Amparo de Oliveira
Edmone Campos de Eça
Isis Pinheiro Amparo de Oliveira

Descrição

O estudo relata a viabilidade do uso de sistemas cerâmicos reforçados por Dissilicato de Lítio que possibilitam tratamentos estéticos conservadores em dentes anteriores, levando em consideração suas indicações e limitações.

Paciente apresentou-se a clínica odontológica com queixa de insatisfação quanto à estética dos incisivos superiores, verificando-se a presença de diastemas e anomalia de forma nas unidades supracitadas. Foi realizado um mínimo desgaste a fim de remover possíveis deformidades dos dentes.

Procedeu-se a moldagem com afastamento gengival, utilizando fio retrator. Logo após a seleção da cor e mock-up para visualização pela paciente, foi encaminhado para confecção dos laminados cerâmicos no laboratório de prótese. A cimentação foi realizada com sistema de presa dual Variolink II Ivoclar/Vivadent.

Discussão

Emax da Ivoclar/Vivadent é um sistema composto de 70% em volume de cristais de Dissilicato de Lítio, dispostos e unidos à matriz vítrea a fim de garantir alto módulo de elasticidade, inibindo a propagação de fraturas na porcelana, além de uma interação de reflexão óptica mais elaborada, muito semelhante às estruturas dentárias e biocompatibilidade.

As principais indicações de laminados cerâmicos nos dentes anteriores são nos casos de discrepância no tamanho, forma ou cor, em casos de leves desalinhamentos e é possível utilizá-lo para confecção de grandes restaurações, como inlays, onlays e coroas.

Conclusão

O sistema cerâmico reforçado por Dissilicato de Lítio constitui-se uma alternativa viável e que traz excelentes resultados se levados em consideração suas indicações e limitações, garantindo longevidade nas restaurações.

Palavras chave

Porcelana Dentária; Cerâmica; Facetas Dentárias; Anormalidades dentárias; Reabilitação Bucal; Materiais Dentários.