Percepção estética da agenesia de ILS tratada com mesialização do canino

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 42

Antonino Mota

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Liliana Fernandes
Teresa Pinho

Introdução

O tratamento da agenesia de incisivos laterais superiores (AILS) suscita controvérsia na comunidade científica, podendo optar-se por abrir/fechar espaço.

Objetivo

Avaliar a percepção do sorriso em casos de AILS tratados com a mesialização do canino, tendo em conta as alterações da morfologia dentária e gengival no canino e 1º pré-molar.

Materiais e métodos

O trabalho de investigação foi realizado entre fevereiro e abril de 2014, consistiu num questionário direcionado a leigos (303), generalistas (215), prostodontistas (55) e ortodontistas (81), avaliaram a estética de imagens modificadas digitalmente para simular as várias opções de tratamento com o fecho de espaço em AILS. Na análise dos dados usaram-se testes estatísticos para um nível de significância de p <0,05.

Resultados

A imagem com AILS mais estética é a remodelação dentária e gengival, unilateral, e as menos estéticas foram: ILS conoides e mesialização sem alterações, unilateral. Nas imagens agrupadas, tanto para as AILS unilateral como para a bilateral, a imagem considerada mais estética foi a da remodelação dentária e gengival e a menos estética a mesialização sem alterações.

Conclusão

Os leigos consideram os sorrisos mais atractivos, sendo os generalistas e prostodontistas mais críticos. O sorriso com ILS é a imagem considerada mais estética, seguidamente da remodelação gengival e as respetivas remodelações coronárias, contudo a simples remodelação dentária do canino, foi considerada estética.

Implicações clínicas

O médico-dentista deve estar atento aos padrões estéticos do paciente, destacando a importância que uma simples remodelação dentária e/ou gengival em AILS pode ter na harmonia e equilíbrio do sorriso.