Avaliação estética de assimetrias dentárias e gengivais

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 41

Liliana Fernandes

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Antonino Mota
Teresa Pinho

Introdução

Um dos factores que influencia a percepção do observador é a simetria do sorriso.

Objetivo

Determinar quais as assimetrias do sorriso mais inestéticas, se a nível dentário ou gengival.

Materiais e métodos

Este trabalho de investigação foi realizado entre fevereiro e abril de 2014, consistiu num questionário direccionado a leigos (297), generalistas (223), prostodontistas (50) e ortodontistas (49), que avaliaram a estética de imagens com: desvio linha média dentária superior (LMDS), inclinação plano oclusal (PO), bordo incisal assimétrico e migração gengival assimétrica. Na análise dos dados usaram-se testes estatísticos para um nível de significância de p <0,05.

Resultados

A imagem assimétrica mais estética é bordo incisal assimétrico –0,5mm, e as inestéticas são: desvio da LMDS 5mm e a inclinação PO de 5º. Nas imagens emparelhadas referentes ao desvio LMDS vs inclinação PO, os inquiridos elegem os desvios LMDS os mais inestéticos, enquanto o bordo incisal assimétrico vs migração gengival assimétrica, a migração gengival assimétrica é mais inestética.

Conclusões

Os leigos e generalistas consideram os sorrisos mais atrativos, sendo os prostodontistas e os ortodontistas mais exigentes. As assimetrias dentárias são consideradas mais inestéticas do que as assimetrias gengivais quando observadas no plano horizontal (desvio LMDS vs inclinação PO). Porém no plano vertical (bordo incisal assimétrico vs migração gengival assimétrica) verifica-se o oposto.

Implicações clínicas

O médico-dentista deve estar atento aquando da imposição dos padrões de estética sob os do paciente, devendo ajuda-lo a entender a importância da simetria na harmonia do sorriso e por vezes na melhoria da função.