Avaliação macro e micro estética do sorriso

Póster > Investigação > Ortodontia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 40

Kátia Ramos

Universidade Católica Portuguesa

Armandino Alves
Alexandra Reis
Cláudia Pinto
Sofia Macedo

Introdução

A estética do sorriso consiste no motivo principal na procura de tratamento ortodôntico. Um sorriso harmonioso é muito importante na interação psicossocial dos indivíduos. Objetivo: Comparar a perceção da estética do sorriso entre médicos dentistas, estudantes de Medicina Dentária e leigos.

Metodologia

Foram modificadas digitalmente 21 fotografias com alterações da macro e microestética do sorriso. Foram apresentadas a 30 médicos dentistas, 30 estudantes de Medicina Dentária e 30 leigos. Cada fotografia foi avaliada numa Escala Visual Analógica que variou de 0 (nada estético) a 100 (muito estético).

Resultados

Na avaliação do corredor bucal de 10% e no desvio da linha média de 2mm, os médicos dentistas foram mais críticos que os estudantes e leigos. No desvio da linha média de 6mm e na redução de 1mm da margem gengival dos incisivos laterais, verificaram-se diferenças estatísticas entre estudantes e leigos.

No sorriso gengival de 2mm e no sorriso côncavo, médicos dentistas e estudantes foram mais críticos que os leigos e no sorriso gengival de 4mm verificaram-se diferenças estatísticas entre médicos dentistas e leigos. A influência do género foi estatisticamente significativa no diastema de 1mm e na redução de 1mm da largura dos incisivos laterais.

Conclusão

À medida que os desvios aumentam, a estética do sorriso diminui. Os leigos foram os mais tolerantes e, de modo geral, os médicos dentistas foram mais críticos que os estudantes.

Implicações clínicas

Este trabalho permitiu obter dados científicos que possam auxiliar na elaboração do plano de tratamento ortodôntico.

Palavras chaves

Sorriso, Estética, Ortodontia, Escala Visual Analógica