pH salivar: preditor do índice CPO/cpo?

Póster > Investigação > Odontopediatria

Hall dos pósteres – 6 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 37

Luís Rafael Almeida Henriques

Universidade Católica Portuguesa

Mariana Seabra
Andreia Figueiredo

Objetivo

Atualmente o tratamento da cárie dentária é feito sem a avaliação do risco, porque ainda não existe forma de avaliar. Hoje, o tratamento da cárie dentária é feito sem a avaliação do risco, porque ainda não existe uma forma analítica para a sua ponderação. O objectivo deste estudo é investigar a possível correlação entre o valor de pH da saliva de crianças e o índice CPO.

Materiais e métodos

Recorrendo a uma avaliação clínica e a um recolha de saliva (não estimulada) em crianças dos 4 aos 10 anos. No exame clínico foi avaliado o índice CPO. Foi ainda realizada uma recolha de saliva onde foi praticada a medição do pH salivar, recorrendo a um medidor digital.

Aos responsáveis legais das crianças foi solicitado o preenchimento de um questionário, de forma a avaliar o seu estado de saúde atual e os seus hábitos de higiene oral. Os dados foram analisados recorrendo software IBM SPSS Statistics®, v20.0.0.0.

Resultados

Foram observadas 184 crianças, onde a prevalência de cárie dentária foi de 33,3% e a prevalência de CPI de 74,3%. Não se verificaram correlações entre o pH salivar e o sexo (ρ=0,139), a idade (ρ=0,848), a utilização de colutório de flúor (ρ=0,710), a utilização de flúor sistémico (ρ=0,693), a utilização de fio dentário (ρ=0,423), a frequência de escovagem (ρ=0,973), o índice CPO (ρ=0,770) e o índice cpo (ρ=0,561).

Conclusão

O pH salivar não é preditor do índice CPO/cpo. Palavras-chave: pH salivar, saliva, índice CPO, higiene oral, avaliação do risco, crianças