Traumatismos orofaciais decorrentes da prática de taekwondo e utilização de protectores bucais

Póster > Investigação > Materiais Dentários

Hall dos pósteres – 6 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 33

Afonso L.

Universidade do Porto

Silva R.
Tavares J.
Clemente M.
Pinho J. C.

Introdução

Os traumatismos orofaciais decorrentes da prática de artes marciais, como o taekwondo, são relativamente frequentes. Podem surgir traumatismos nos tecidos moles e duros orofaciais. Estas situações têm impacto na vida dos atletas a nível psicológico, financeiro e da sua saúde oral. Nesta perspectiva o recurso ao uso de protetores bucais torna-se uma prioridade .

Objetivos

Avaliar a prevalência de traumatismos orofaciais em indivíduos praticantes de taekwondo e verificar a utilização de protetores bucais.

Materiais e métodos

Estudo transversal por inquérito a 80 indivíduos (idades entre 9 e 41 anos), de ambos os sexos, praticantes de taekwondo. Tratamento estatístico em IBM-SPSS.

Resultados

Verificou-se que 10% dos inquiridos referiram ter sofrido traumatismo na região da cabeça/face, sendo que a nível orofacial as situações mais reportadas foram lacerações dos lábios e desconforto articular. Impacto do pé do adversário foi a causa maioritária de traumatismos (22.5%).

A qualidade do protetor é apontada como fator principal para a sua escolha (76.3%), o que contrasta com o fato do tipo de protetor mais usado ser “Boil and Bite” (80%), comprados em lojas de desporto. Dentro dos fatores incómodos relativos à sua utilização, os atletas indicaram as dificuldades respiratórias como principal queixa (45%), seguido de má adaptação à boca (21.3%).

Conclusão

O Médico Dentista deve desempenhar um papel de sensibilização junto das equipas/atletas de taekwondo, de forma a minimizar as consequências dos traumas orofaciais, através da confeção de protetores bucais individualizados.

Implicação clínicas

Aproximação entre Médico Dentista e atletas de Taekwondo, especificamente confecção de protetores bucais.