Revisão clínica quanto ao uso do MTA na terapêutica de obturação radicular

Póster > Revisão > Endodontia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 25
Candidato a prémio

Hugo Alexandre da Silva Pais

Universidade Fernando Pessoa

Patrícia Manarte Monteiro
Sandra Gavinha
Miguel Matos
Inês Stocker

Introdução e objectivo

O Agregado Trióxido Mineral (MTA) é um material com popularidade pela eficácia sobretudo em situações de protecção pulpar (directa/indirecta), pulpotomias, apexificação e selamento apical de canais radiculares (CR). Recentemente, foi proposta a sua utilização como material de obturação endodôntico.

Este trabalho de revisão bibliográfica pretende aferir as vantagens e desvantagens do MTA e orientar quanto às situações clínicas em que se pode optar esta utilização estratégia, na terapêutica de obturação total/parcial de CR. Métodos: Pesquisa na PubMed/Medline de publicações entre 2009–2013.

Palavras-chave: “mineral trioxide aggregate”, “MTA sealer and/or endodontics”. Foram considerados estudos de revisão sistemática, narrativa e série de casos que incluíssem na metodologia o MTA como material de obturação.

Resultados

Dos 20 artigos encontrados, quatro cumprem os critérios de inclusão. O MTA apresenta excelentes propriedades: bioactividade, biocompatibilidade, físico-químicas, capacidades bactericida/bacteriostática, baixa solubilidade, excelente capacidade de selamento e indução de formação de tecido duro/potencial de reforço da estrutura dentária, constituem vantagens na terapêutica de obturação endodôntica sobretudo em casos de patologia periapical recorrente e reabsorções radiculares externas persistentes. Os custos do material e curvas de aprendizagem são algumas das condicionantes ao sucesso clínico.

Conclusões

A obturação endodôntica exclusiva com MTA é controversa, mas a análise efectuada sugere esta estratégia mais eficaz e vantajosa relativamente a outros materiais. Contudo a curva de aprendizagem pode condicionar a sua utilização.

Implicações clínicas

O MTA apresenta propriedades únicas que proporcionam resultados eficazes, aumentando as probabilidades de sucesso terapêutico na obturação endodôntica.

Palavras chave

Mineral agregado trióxido, selamento; terapêutica; obturação, periapical, retratamento, endodôntico