Reabilitação estética e funcional de deformação do lábio inferior provocada por angioma

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos pósteres – 6 novembro, 9h30 – 10h30 – Ordem nº 22
Candidato a prémio

Ingrid Baaken-Buchrieser

Universidade do Porto

João Braga
Elisabete Barbosa
Filipe Coimbra
Lúcio Frigo

Objetivo

O objetivo deste estudo é apresentar um caso clínico que contempla a reabilitação estética e funcional de um lábio inferior deformado por uma lesão vascular. O tratamento foi realizado com o laser de díodo tendo sido avaliado macroscopicamente o tempo de cicatrização primária e a dor pós operatória.

Descrição do caso

Paciente com 12 anos de idade com uma malformação vascular. A lesão compreendia toda a zona vermelha do lábio inferior direito incluindo a face interna até a linha média distorcendo a anatomia perioral, comprometendo a estética e a função.

A malformação vascular media 25x20x10mm continuando pela face interna do lábio com 25x12mm em seus maiores diâmetros. O tratamento cirúrgico da lesão foi realizado em 2 sessões com o laser de diodo (GaAl) de 980nm, com a fibra descartável de Ø 400µm. A paciente foi avaliada em relação ao grau de dor nos três primeiros dias O acompanhamento do caso clínico foi feito pelo período de 6 meses.

Resultados

Os resultados mostraram a total reepitelização das feridas em aproximadamente 21 a 30 dias. A paciente não apresentou complicações. No que concerne a dor pós operatória esta foi mínima e nos 2 primeiros dias. Após 6 meses o resultado estético foi excelente com cicatriz quase que imperceptível.

Conclusões

O uso do laser de díodo nas anomalias vasculares localizadas na cavidade oral pode ser considerado como a opção ideal de tratamento.