Variações anatómicas da mandíbula posterior e implantologia: caso clínico

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos pósteres – 6 novembro, 09h30 – 10h30 – Ordem nº 20
Candidato a prémio

Pedro Silva Rodrigues

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

João Rua
João Coelho
Maria João H. Antunes

Descrição

Paciente do sexo masculino, caucasiano, de 52 anos, foi referenciado à consulta assistencial de Implantologia e Reabilitação Oral do I.S.C.S.E.M. para reabilitação oral com prótese fixa sobre implantes dentários por insatisfação com tratamento fixo anterior.

Foi realizada Ortopantomografia. Verificou-se a existência de uma ramificação do nervo alveolar inferior no 3º quadrante. Foi pedida Tomografia Computorizada pela Técnica Dentascan com cortes de 1mm. Foi feita a colocação de um implante de 3,75×11,5mm Intralock® na região do dente #35 sem lesão de qualquer dos ramos do nervo alveolar inferior, tendo sido testada a sensibilidade pós-operatória do paciente.

Discussão

A colocação de implantes na mandíbula posterior tem como complicação mais grave a lesão nervosa durante a osteotomia ou colocação do implante. A localização precisa do tronco principal e possíveis troncos secundários é essencial para a colocação de implantes na mandíbula posterior sem a ocorrência de complicações em termos nervosos.

Conclusão

A ocorrência de variações anatómicas no pedículo vásculo-nervoso mandibular é infrequente. A reabilitação fixa com implantes dentários na mandíbula posterior em pacientes com alterações anatómicas do pedículo vásculo-nervoso mandibular, não é contra-indicada e passível de êxito mediante correcto planeamento.

Palavras chave

Nervo Alveolar Inferior, Ramificação, Implantologia