Tratamento de lesões de hipomineralização – a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos pósteres – 6 novembro, 09h30 – 10h30 – Ordem nº 18
Candidato a prémio

Nadine Pereira Caetano

Universidade de Coimbra

Sofia Marisa Reis Pereira
Ana Sofia Coelho
Anabela Paula
Eunice Virgínia Carrilho

Descrição do caso clínico

Doente do sexo feminino, 22 anos, caucasiana, sem patologias sistémicas ou alergias. Insatisfeita com a presença de manchas inestéticas nos dentes dos setores antero-superior (14–24) e antero-inferior (34–44), associadas a hipomineralização de esmalte pós-tratamento ortodôntico.

Foi realizada a técnica de microabrasão do esmalte nas superfícies hipomineralizadas da arcada superior e infiltração de resina na arcada inferior. A doente realizou posteriormente branqueamento dentário externo em ambulatório.

Discussão

Após a realização do procedimento, verificou-se uma melhoria da estética em ambas as arcadas. A doente mostrou satisfação com o resultado obtido, sendo que o único inconveniente reportado no pós-operatório foi a hipersensibilidade dentária transitória na arcada superior.

Conclusão

Quando se verifica a necessidade de intervenção, as técnicas de infiltração de resina e de microabrasão do esmalte no tratamento de lesões hipomineralizadas parece ajustada à filosofia da Dentisteria minimamente invasiva. A infiltração de resina apresenta a vantagem de poder ser realizada, de uma forma mais eficaz, em lesões interproximais de hipomineralização.

Palavras chave

Cáries Incipientes, Estética, Infiltração de Resina Hipomineralização, Microabrasão, Opalustre