Terceiro molar superior incluso deslocado para o espaço bucal

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos pósteres – 6 novembro, 09h30 – 10h30 – Ordem nº 14
Candidato a prémio

Otília Adelina Pereira Lopes

Universidade do Porto

Inês Guerra Pereira
Tiago Pinto Ribeiro
Ana Lemos Costa
António Felino

No caso clínico apresentado descreve-se o diagnóstico de um deslocamento iatrogénico de um terceiro molar superior incluso para o espaço bucal, as suas implicações anatómicas e o tratamento realizado. AJA género feminino, caucasiana, 21 anos de idade.

A queixa principal era uma dor, e desconforto ao toque, na região da bochecha esquerda. A queixa iniciou-se em 2010 após 2 tentativas para extração do terceiro molar superior esquerdo (2.8). No exame clínico, observou-se uma tumefação no fundo do vestíbulo, dura à palpação, na região do 2º Quadrante. Radiograficamente, observou-se um deslocamento do dente 2.8, quando comparamos a ortopantomografia inicial (2010) e a realizada no dia da consulta (2012).

O estudo da TC revela a presença de um dente sob a vertente vestibular do rebordo alveolar do 2º Quadrante. A extração do terceiro molar incluso deslocado foi realizada sob anestesia geral, juntamente com a extração dos restantes três terceiros molares inclusos e um paramolar.

Entre as complicações mais frequentes associadas a este tipo de procedimento cirúrgico encontra-se a hemorragia, infeção, dor, tumefação, trismo e fraturas radiculares. Embora raras, complicações inesperadas podem ocorrer durante este procedimento, como o deslocamento do dente para um espaço anatómico adjacente como o espaço bucal.

O dente 2.8 encontrava-se no espaço bucal, o qual se localiza superficialmente ao músculo bucinador e profundamente ao músculo platisma. O comprometimento das tábuas ósseas na região do 2.8 pode ter contribuído para o seu deslocamento para o espaço bucal. Nestes casos a abordagem cirúrgica por vestibular é complexa e pressupõe competências diferenciadas.