Siso incluso e lesão periapical associada: a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos pósteres – 6 novembro, 09h30 – 10h30 – Ordem nº 13
Candidato a prémio

João Pedro Azevedo

Universidade Fernando Pessoa

Patrícia Manarte Monteiro
Gil Fernandes Alves
Márcia Cascão

Descrição do caso clínico

Paciente do sexo masculino com 40 anos compareceu na consulta Medicina Dentária com história de episódios agudos de abcesso, edema da hemi-face direita, algias difusas, limitação na abertura de boca.

Efectuou-se exame clínico e exames imagiológicos (tomográfica computorizada e ortopantomografia); Diagnosticou-se dente 48 incluso com lesão periapical extensa, associada. Foi efectuada medicação terapêutica (antibiótico, anti- inflamatório/corticoide e AINE) e profilática. Após 12 dias procedeu-se à intervenção de exodontia cirúrgica da qual se descreve a técnica passo a passo.

Discussão

Na Europa a ocorrência de impactação de sisos chega aos 73% em jovens adultos. Esta impactação pode ocorrer de diferentes formas e a sua extração poderá ter diversos níveis de dificuldade diferenciando assim, a sua abordagem terapêutica e operatória.

Na exodontia cirúrgica de sisos impactados poderão, ocorrer complicações iatrogénicas tais como, lesões do nervo alveolar inferior e/ou lingual e distúrbios em funções neurossensoriais, parestesia, dormência ou dor na região da pele da área lesada, lábio inferior, membranas mucosas e gengivais.

Conclusão

O planeamento de exodontias cirúrgicas na região de 3º molares inferiores impactados com patologia crónica associada é fundamental para evitar complicações pós- operatórias. A prescrição de exames complementares de diagnóstico é primordial para o planeamento cirúrgico, como o conhecimento anatómico, de forma a tornar o resultado final o mais previsível possível, melhorando o prognóstico da intervenção.

Palavras chave

siso impactado, nervo lingual, nervo alveolar inferior, patologia periapical crónica, exodontia cirúrgica, diagnóstico, planeamento