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Tiago José Martins
Universidade Fernando Pessoa
Introdução
A gestão eficaz de percepções/satisfação do paciente relativamente aos cuidados/serviços de saúde oral é fundamental de obter.
Objetivos
Avaliar satisfação dos utentes relativamente à prestação de cuidados/serviços de saúde oral numa clínica pedagógica de Medicina dentária, mediante desenvolvimento de um inquérito.
Material e métodos
268 pacientes, ambos os sexos, com 46,1 (±16,3) anos, voluntariamente compareceram (Abril-Julho/2012) na clínica FHS-UFP, responderam a um inquérito (31 questões), sobre “grau de satisfação” (Likert); Posteriormente, o inquérito foi reduzido (26 questões) e organizado em componentes por análise factorial/ análise de componentes principais (ACPA análise descritiva/inferencial com SPSS©vs.21 (α=0,05).
Resultados
Os coeficientes de confiabilidade (α de Cronbach=0,616), conteúdo e validade mostraram consistência interna intermedia e validade satisfatória. Análise factorial mostrou a pertinência deste modelo (KMO=0,655, T. esfericidade de Bartlett, p<0,001), por meio da ACP, indicando a existência de cinco componentes.
Satisfação geral com os serviços variou entre 84–130 pontos (média=109,5±8,2). Uma associação positiva significativa foi obtida para “acesso à assistência e atendimento secretariado”, por utentes do sexo feminino/idade (rs=0,306, p<0,001); os maiores valores médios de satisfação atribuíram-se às componentes: “percepção de problema (dentário) resolvido“ seguido por ”qualidade profissional/tratamento dentário“ e ”acesso à assistência e atendimento secretariado”.
Conclusões
O estudo disponibiliza uma ferramenta que contribuiu para a gestão e medição da prestação de cuidados/serviços de saúde oral.
Implicações clínicas
Elevados níveis de satisfação dos utentes refletem a responsabilidade/acuidade de abordagem profissional para a população-alvo.
Palavras chave
Satisfação do utente; Cuidados saúde oral; Clinica pedagógica Medicina Dentária; Desenvolvimento de Escala avaliação; Serviços Medicina Dentária; validade; Inquérito