Avaliação da eficácia do nanoXIM CarePaste na oclusão dos túbulos dentinários

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Hall dos pósteres – 6 novembro, 09h30 – 10h30 – Ordem nº 4
Candidato a prémio

J. Cardoso Ferreira

Universidade do Porto

Patrícia Teixeira Pires
Carlos Ferreira de Almeida
Sofia Jerónimo
Paulo Ribeiro de Melo

Introdução

A hipersensibilidade dentinária derivada de raízes expostas tem uma elevada prevalência. Ocluíndo os túbulos dentinários expostos consegue-se um alívio da mesma, evitando deslocamentos de fluído intratubularmente.

Objetivos

Avaliar qual dos diferentes métodos de preparação de amostras expostas à solução nanoXIM 9% origina melhor qualidade de microfotografias de Microscópio Electrónico de Varrimento (SEM) preservando a hidroxiapatite da solução nanoXIM no lúmen dos túbulos dentinários.

Materiais e métodos

Seis espécimes de dentina foram recolhidos a partir de dentes humanos e mergulhados em solução dentífrica nanoXIM a 9% durante 5 dias. Estes receberam três tratamentos diferentes: adicionou-se um selante de superfície à superfície dentinária a observar a 2 dos espécimes (Grupo A – “EasyGlaze”), verniz das unhas (Grupo B – “Com Verniz”) a 2 dos espécimes e nos restantes 2 nada foi utilizado para recobrir a superfície (Grupo C – “Sem Nada”). Os espécimes foram observados em Microscópio Electrónico de Varrimento (SEM).

Resultados

O grupo C foi o único onde foi possível observar túbulos dentinários obliterados com a solução nanoXIM. No grupo A, a resina hirofóbica formou prolongamentos que revestiram a dentina, dificultando a observação no SEM. O grupo B originou uma camada amorfa que impossibilitou uma correcta visualização da dentina.

Conclusões

No grupo C obtiveram-se os resultados pretendidos. A solução nanoXIM 9% parece ser eficaz na oclusão tubular.

Implicações clínicas

Ocluíndo os túbulos dentinários, a solução com hidroxiapatite poderá ser eficaz na diminuição da hipersensibilidade dentinária.

Palavras chave

Hipersensibilidade dentinária, Oclusão de Túbulos Dentinários, Hidroxiapatite, Dentina, Microscopia Electrónica de Varrimento, Dentífrico Dessensibilizante