Luísa Maló

Tratamento ortodôntico na criança: do diagnóstico à intervenção precoce… na má oclusão de classe I

Médica Dentista, especialista em Ortodontia, assistente convidada da disciplina de Ortodoncia da área de Medicina Dentária da FMUC.

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Ortodontia

2013/11/22 17:30 – 2013/11/22 18:15 | Auditório III

Resumo da apresentação

A classe I é designada como a normal relação quer entre os maxilares quer entre as respectivas arcadas dentárias, na qual os molares intercuspidam numa relação apropriada.

Podem, no entanto, estar presentes vários outros problemas como apinhamentos dentários, mordidas cruzadas, mordida profunda, mordida aberta, perdas dentárias precoces, agenesias/oligodontia, inclusões dentárias ou rotações que necessitem de ser corrigidos.

Nas crianças, aconselha-se que a primeira consulta de Ortodoncia seja realizada até aos 7 anos de idade.

Apesar de ainda poder ser prematuro pensar-se em aparelhagem fixa, esta primeira avaliação permite ao ortodontista não só aplicar numa primeira fase terapias preventivas e/ou correctivas que reponham o equilibrio funcional e estético, mas eventualmente também aconselhar sobre tratamentos a realizar futuramente.

A autora faz uma abordagem de situações clínicas incluídas na má oclusão de classe I que devem ser precocemente diagnosticadas e destas aquelas que devem ser precocemente tratadas.