Liliana Teixeira

Erosão, diagnóstico e abordagem clínica

Médica Dentista licenciada pela FMDUP (1995-2001)

Mestrado em Medicina Dentária Conservadora pela FMDUP obtido em 2006

Docente do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade Ciências da Saúde – Universidade Fernando Pessoa – FCS-UFP (desde 2003)

Aluna de Doutoramento de Biotecnologia em Saúde na FCS-UFP (desde 2010)

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Cariologia e medicina dentária preventiva

2013/11/21 09:30 – 2013/11/21 10:30 | Auditório II

Resumo da apresentação

A erosão dentária é o resultado físico da perda patológica, crónica e localizada de tecidos mineralizados, provocada quimicamente por ácidos e/ou quelantes, sem envolvimento bacteriano.

O diagnóstico diferencial das lesões de erosão dentária deve ser feito o mais precocemente possível, sendo que as suas características clínicas dificilmente se dissociam de fenómenos de atrição e/ou de abrasão.

Desta forma é importante o uso de índices de abordagem do desgaste dentário não demasiado discriminatórios, mas com validade, especificidade e sensibilidade suficientes para serem utilizados num âmbito epidemiológico e/ou clínico.

O índice de BEWE (Basic Erosive Wear Examination) permite de uma forma simplificada a determinação da gravidade das lesões erosivas e mediante uma categorização do risco individual, determinar estratégias preventivas/terapêuticas.

A intervenção clínica face à perda estrutural de causa erosiva implica o controlo dos fatores etiológicos nomeadamente dietéticos, comportamentais e patológicos, associado a um aporte diário de agentes de reforço estrutural.

Os resultados dos estudos publicados sobre a eficácia dos diferentes agentes/métodos/formulações não são consensuais, o que impossibilita a validação de protocolos clínicos de aplicação.

Esta apresentação pretende categorizar as formas de identificação das condições etiológicas e clínicas associadas à erosão dentária, e abordar as principais formas de intervenção clínica perante pacientes com diferentes riscos de desenvolvimento e progressão de lesões de erosão dentária.

GlaxoSmithKline