Jan Berghmans

Dentes tratados endodonticamente – como restaurar! / Fraturas dentárias: modalidades de tratamento e prognóstico!

Jan Berghmans nasceu em Leuven, na Bélgica, em 1960. Frequentou humanidades no ensino secundário em línguas antigas e literatura no St. Berchmans College, em Bruxelas, e graduou-se com magna cum laude na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Bruxelas em 1983.

É o membro fundador e atual presidente da mais antiga sociedade de Endodontia da Bélgica, a Sociedade Flamenga de Endodontia (SFE).

É membro certificado da Sociedade Europeia de Endodontia (SEE) e atuou como representante Belga na SFE e (SEE).

Foi premiado com o membro honorário da Sociedade Búlgara de Endodontia.

Apesar de manter uma prática privada exclusiva à endodontia em Bruxelas, Jan Berghmans tem sido ministrado várias palestras a nacional e internacional.

Em 2013, foi nomeado presidente corporativo da (SEE) e do comitê Relações Públicas.

Nacionalidade: Bélgica

Área científica: Endodontia

2013/11/21 09:30 – 2013/11/21 13:00 | Auditório VI + VII

Resumo da apresentação

Diariamente os médicos dentistas ouvem perguntas como: “doutor, qual é o melhor tratamento para mim?” ou “Doutor, o que faria se fosse eu?”. E na maioria das vezes o médico dentista responde a essa pergunta de uma forma emocional, intuitiva, e não com base em evidência científica.

O médico dentista defende um ou outro tipo de tratamento de acordo com a percepção da sua própria habilidade e das suas limitações, e não de acordo com o que seria possível atingir por um melhor prestador de serviços de saúde.

Por outro lado, devemos entender que os pacientes dificilmente compreendem o verdadeiro sentido dos prognósticos e o médico dentista tem que ouvir e aceitar a intuição dos pacientes sobre as opções de tratamento.

Nesta palestra o Dr. Jan Berghmans aborda a polémica entres dentes tratados endodonticamente e implantes dentários, com base em estudos de longevidade de ambas modalidades de tratamento.

Será fornecida informação sobre os limites da restaurabilidade dentária e a forma como os dentes com tratamento endodôntico devem ser restaurados.

Finalmente, a palestra vai propor uma classificação actual para dentes fracturados, que é imediatamente ligada ao prognóstico e às modalidades de tratamento.

SIMESP