Dissilicato de lítio: propriedades físicas, biológicas e estéticas

Póster > Revisão > Prótese Fixa

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

A utilização de coroas metalo-cerâmica em reabilitação oral tem sido o gold-standard devido principalmente à sua previsibilidade. No entanto, e com o objectivo de melhorar os resultados estéticos, diversos sistemas de cerâmica, utilizando diferentes materiais, têm sido desenvolvidos como resultado das exigências tanto de pacientes como de clínicos. O dissilicato de lítio é um exemplo destes materiais, demonstrando boas propriedades físicas, biológicas e estéticas.

Objetivos

Analisar a literatura existente quanto à resistência à fractura, adaptação marginal, estética, durabilidade, biocompatibilidade, método de fabricação e aplicações clínicas do dissilicato de lítio.

Materiais e métodos

Foi realizada uma pesquisa no Pubmed, sem limites temporais, de artigos científicos publicados em língua inglesa com as palavras chave: “lithium disilicate fracture resistance”, “lithium disilicate translucency”, “lithium disilicate ceramic”, “lithium disilicate adaptation”.

Resultados

A análise dos resultados demonstra que o dissilicato de lítio é um material biocompatível, podendo ser produzido através de técnica de injecção ou de CAD-CAM Coroas de dissilicato de lítio apresentam valores de resistência entre 215 e 400 MPa com uma adaptação marginal clinicamente aceitável. Diferentes estudos demonstram taxas de sucesso de coroas anteriores e posteriores de 82% a 8 anos. A vantagem do dissilicato de lítio é a translucidez e a sua utilização multifunctional, já que pode ser utilizado em bloco, ou como infra-estrutura.

Conclusões

Esta cerâmica apresenta valores de resistência e adaptação aceitáveis, podendo ser utilizado com sucesso em facetas, coroas, inlays, onlays. Apresenta um nível elevado de estética graças aos vários níveis de translucidez e pode ser cimentado de forma convencional ou técnica adesiva.

Implicações clínicas

Através de uma selecção correcta do caso clínico, o dissilicato de lítio parece ser um bom material ceramic alternativo.