Utilização do ácido hialurónico no tratamento periodontal não cirúrgico – revisão científica

Póster > Revisão > Periodontologia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução e objetivo

O ácido hialurónico (AH) é um glicosaminoglicano com potencial lubrificante, anti-inflamatório e de reparação tecidular. O objetivo desta revisão é avaliar a eficácia do ácido hialurónico como coadjuvante do tratamento periodontal não cirúrgico, procurando responder à seguinte questão: Será a aplicação local de AH após raspagem e alisamento radicular (RAR) mais eficaz na melhoria dos parâmetros clínicos periodontais (profundidade de sondagem (PD), nível clínico de inserção (CAL), hemorragia à sondagem (BOP)) comparativamente à RAR isolada, no tratamento de bolsas periodontais?

Métodos

Procedeu-se a uma revisão sistematizada recorrendo a bases de dados primárias (PubMed e Ebscohost) e secundárias (b-on), com as seguintes palavras-chave: hyaluronic acid, hyaluronan, dentistry, periodontology, periodontal non-surgical treatment, coadjuvant treatment, tendo sido selecionados artigos até 2012 em língua inglesa. Foi igualmente igualmente realizada uma busca manual na biblioteca da Área de Medicina Dentária.

Critérios de inclusão

Estudos clínicos humanos (séries de casos clínicos, estudos clínicos controlados randomizados, revisões sistemáticas), em doentes com periodontite, sujeitos a tratamento periodontal não cirúrgico (RAR).

Critérios de exclusão

Artigos com propósito comercial; estudos animais e in vitro; estudos clínicos sobre gengivite.

Resultados

Selecionaram-se 4 artigos referentes a estudos clínicos controlados randomizados. 3 dos estudos verificaram uma melhoria estatisticamente significativa dos parâmetros clínicos PD e CAL entre o grupo teste e o grupo de controlo. Uma melhoria do BOP foi notória transversalmente. Contudo, as melhorias de PD e CAL após aplicação de AH não mostraram diferenças estatisticamente significativas relativamente à evidência científica disponível acerca da eficácia do tratamento periodontal mecânico isolado (RAR).

Conclusão

É evidente a ação do AH na redução da inflamação gengival. Contudo, são necessários estudos clínicos adicionais para demonstrar eficácia coadjuvante do AH na melhoria da PD e do CAL.

Implicações clínicas

A utilização do AH pode contribuir na melhoria da inflamação gengival após RAR.