A patologia dentária como fator etiológico de sinusite maxilar odontogénica

Póster > Revisão > Patologia Oral

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

A sinusite maxilar de origem odontogénica define-se como uma reação inflamatória da mucosa do seio maxilar. Esta patologia ocorre em 10-12% da totalidade dos casos de sinusite maxilar. A propagação direta de infeções dentárias para o seio maxilar ocorre devido à estreita relação anatómica deste com os dentes maxilares posteriores. Este trabalho visa apresentar o resultado de uma revisão da literatura sobre os fatores etiológicos odontogénicos associados ao desenvolvimento de alterações e/ou patologia no seio maxilar.

Métodos

A pesquisa bibliográfica de artigos científicos foi realizada na base de dados PubMed, da National Library of Medicine, com recurso às palavras-chave “maxillary sinusitis”, “odontogenic” e “etiology”, com a limitação temporal desde a origem até 2013 e restrita à língua inglesa.

Resultados

O total de 184 referências, após escrutínio de dois observadores, foi reduzido a 23 referências, seguindo os critérios de inclusão. Dos artigos selecionados, 12 eram casos clínicos, 10 corresponderam a revisões e 1 a uma meta-análise. Esta última apresentou os fatores etiológicos separados em quatro principais grupos: iatrogenia, doença periodontal, infeção periapical e quistos odontogénicos, sendo que a iatrogenia foi considerada a principal causa (55.97%) (Arias-Irimia et al., 2010).

Porém, noutros estudos a doença periodontal estaria na origem da maioria das alterações do seio maxilar (Brullmann et al., 2012). Outros autores referiram também a comunicação oro-antral, a presença de corpos estranhos, a extrusão de material endodôntico, a elevação do seio maxilar e a colocação de implantes como fatores etiológicos (Selden et al., 1999, Jung et al., 2006).

Conclusões

Os fatores etiológicos da sinusite maxilar ainda não estão claramente compreendidos e constituem assunto de considerável controvérsia.

Implicações clínicas

A identificação dos fatores etiológicos revela-se de extrema importância no diagnóstico e tratamento da patologia sinusal de origem dentária.