A avaliação da qualidade de vida em medicina dentária – uma revisão sistemática

Póster > Revisão > Ortodontia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

Nos últimos anos, o conceito de Qualidade de Vida (QV) das pessoas tem ganho particular importância em vários domínios, politico, social, e da saúde. Em 1991 a Organização Mundial de Saúde desenvolveu um projeto para avaliação e medição da QV em vários contextos sociais e culturais e que tem sido amplamente utilizado em vários países e contextos (WHOQOL). Também a medicina dentária (MD) se tem preocupado com o impacto da saúde oral na QV das pessoas tendo vindo a utilizar várias metodologias para a sua avaliação e medição em vários domínios específicos como a ortodontia e a prótese.

Objetivos

O objetivo deste estudo é fazer uma revisão das formas de avaliação da QV que vêm sendo utilizadas na MD, fazendo uma reflexão sobre a sua aplicação aos vários contextos da MD

Métodos

Análise bibliográfica recorrendo aos motores de busca EBScho, Pubmed com as seguintes palavras chave: qualidade de vida, avaliação, medicina dentária. Foram analisados os estudos realizados entre 2003-2013.

Resultados

A revisão da literatura permite permite perceber que há dois grandes grupos de metodologias de avaliação utilizadas: 1. medidas globais, que se referem às várias dimensões da pessoa como um ser biopsicossocial; 2. medidas específicas, que se referem à qualidade de vida associada às questões da cavidade oral.

Conclusões

Há na medicina dentária uma crescente preocupação com a qualidade de vida dos pacientes que se reflete na literatura sobre o tema.

Implicações clínicas

A opção pela medida de QV deve estar relacionada com o objetivo da avaliação. Quando, por exemplo, se pretende perceber o impacto funcional de uma prótese, faz sentido que se opte pela utilização de uma medida específica. No entanto, se o objetivo é perceber o impacto psicossocial de uma deformidade dento facial, deve ser utilizada uma medida global.