Flúor em odontopediatria – revisão sistemática

Póster > Revisão > Odontopediatria

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

A eficácia do flúor na prevenção da cárie dentária está perfeitamente demonstrada e as evidências cientificas sugerem que a sua ação cariostática se deve principalmente, ao seu efeito tópico. De fato, a introdução de fluoretos nas pastas dentífricas a partir da década de 60 é apontada como a principal razão que levou à redução da incidência da cárie dentária na população mundial nas últimas décadas. Existem no entanto outras formas de administração de flúor, quer tópicas, quer sistémicas, que importa conhecer.

Objetivos

Fornecer ao médico dentista informação atualizada sobre a utilização de fluoretos na prevenção de cáries em odontopediatria.

Métodos

Realizou-se, em Maio de 2013, uma pesquisa bibliográfica na base de dados PUBMED utilizando as palavras-chave: “caries prevention” AND child; “caries prevention” AND fluoride. A pesquisa foi limitada à literatura publicada nos últimos 5 anos em Português e Inglês. Resultados Do total dos 13 artigos encontrados, foram selecionados 10 artigos, de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos pelos autores.

Conclusões

A eficácia dos fluoretos na prevenção da cárie dentária está bem documentada e a sua utilização é considerada segura. Devem, contudo, ser utilizados de forma racional, para minimizar o risco de fluorose dentária, e sempre como parte dum programa preventivo completo, que deve incluir controlo da placa bacteriana e da dieta.

Implicações clínicas

É essencial que o médico dentista conheça as várias formas de aplicação tópica e sistémica de flúor e domine as suas indicações e critérios de utilização. A seleção da(s) forma(s) mais apropriada(s) deverá ter em consideração as características individuais de cada paciente, nomeadamente, a sua idade e condição oral.