Sedação consciente vs anestesia geral em odontopediatria – revisão narrativa

Póster > Revisão > Odontopediatria

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

A realização de tratamentos dentários em pacientes pediátricos que apresentam alterações comportamentais, constituem frequentemente, um grande desafio clínico para o Odontopediatra. Dependendo da maturidade emocional dos pacientes, das suas capacidades físicas, psicológicas e mentais, as técnicas de controlo comportamental convencionais podem não apresentar a eficácia e a segurança adequadas à realização dos procedimentos médico-dentários. Nestas circunstâncias, serão necessários métodos alternativos mais invasivos como a sedação consciente e a anestesia geral.

Objetivo

Comparar as indicações e contraindicações da sedação consciente e da anestesia geral em Odontopediatria.

Métodos

Pesquisa bibliográfica efetuada nos motores de pesquisa da MEDLINE/Pubmed, Science Direct e B-on entre o mês de Abril e Maio de 2013, com limitação temporal de 5 anos e com as seguintes palavras-chave: conscious sedation, general anestesia, pediatric dentistry e guidelines.

Resultados

A sedação consciente e a anestesia geral são consideradas técnicas avançadas no manuseamento do comportamento. A sedação consciente encontra-se indicada em pacientes ansiosos, com o “medo do dentista” e das agulhas, em pacientes que apresentam reflexo de vómito aumentado e pacientes com necessidades especiais mas com capacidade de comunicação. A anestesia geral está indicada nos pacientes com idade inferior a 4 anos com fobia dentária, nos respiradores orais, nas crianças com estado físico ASA superior a 3 e nas crianças que não comunicam.

Conclusões

Cada uma das técnicas deve ser escolhida de acordo com as características que cada paciente apresenta. Apesar das vantagens que ambas apresentam para a odontopediatria não devem ser encaradas como técnicas de primeira linha de intervenção no controlo comportamental.

Implicações clínicas

O conhecimento prévio do Odontopediatra relativo às indicações da sedação consciente e da anestesia geral permitem-lhe proporcionar a melhor qualidade de cuidados dentários prestados, assegurando a maior segurança e o menor desconforto para os seus pacientes.