Terapia laser na disfunção temporomandibular – uma revisão de literatura

Póster > Revisão > Oclusão

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução e objetivos

Os objetivos do tratamento em pacientes com DTM são diminuição das mialgias e artralgias e restituição da função do sistema estomatognático. Existem diversas categorias de tratamento, incluindo procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos (inclusive laserterapia). Pretendemos identificar os mecanismos que explicam o efeito analgésico, anti-inflamatório e bio estimulante da terapia laser e rever a literatura mais recente relativa à eficácia da terapia com laser na eliminação da dor associada a disfunções musculares e articulares da ATM.

Métodos

Pesquisa na PubMed e Cochrane, com as palavras-chave “laser AND temporomandibular joint disorder”, para ensaios clínicos controlados e randomizados, séries de casos, revisões sistemáticas e meta análises, em humanos, publicados até novembro de 2012, em espanhol, francês, inglês e português. Foram obtidos 36 artigos, dos quais apenas 12 foram obtidos na íntegra (disponibilizados online, ou através da biblioteca da FMDUL). Oito estudos cumpriam os critérios de inclusão.

Resultados

Os resultados revelam uma diminuição da dor associada à disfunção da ATM nos pacientes dos grupos de tratamento com laser, mas também nos pacientes dos grupos de controlo, não tendo as diferenças entre os dois relevância estatística.

Conclusões

Aliteratura suporta a terapia laser como opção de tratamento da dor associada a disfunção da ATM . Sendo um tratamento não invasivo é expectável uma boa aceitação por parte dos pacientes. Há no entanto necessidade da realização de mais estudos, nomeadamente ensaios clínicos randomizados e controlados, com amostras populacionais mais significativas. É importante criar um protocolo padronizado em termos do regime da terapia, tipo de laser, comprimento de onda, dose, local de aplicação, número e regime de aplicação, e tempo de follow-up.

Implicações clínicas

A terapia laser na eliminação da dor associada a disfunções da ATM constitui uma modalidade promissora. São necessários estudos com maior evidência científica para justificar a sua aplicação.