Síndrome de Eagle e suas implicações no sistema estomatognático – revisão da literatura

Póster > Revisão > Oclusão

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução

A Síndrome de Eagle representa um conjunto de sintomas resultantes da compressão de estruturas regionais, devido ao alongamento do processo estilóide e/ou mineralização do ligamento estilo-hióideo. Esta patologia foi descrita pela primeira vez por Watt Eagle, que a dividiu em dois subtipos: Síndrome Clássica e Síndrome da Artéria Carótida.

Objetivo

Descrever a Síndrome de Eagle, nomeadamente: considerações anatómicas, classificação, epidemiologia, etiologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento.

Materiais e métodos

Foi efetuada uma pesquisa eletrónica na base de dados Pubmed, utilizando as palavras-chave: “Eagle’s Syndrome”, “Elongated Styloid Process”, “Mineralization Styloid Ligament”, com diferentes combinações e vários conectores booleanos. Foram encontrados 281 artigos, dos quais 24 foram selecionados com base na sua relevância científica. A pesquisa foi realizada em língua portuguesa e inglesa, não tendo sido estabelecido qualquer limite temporal. A última pesquisa eletrónica foi realizada em Maio de 2013.

Resultados

Têm sido apontadas causas embriológicas, anatómicas e fisiológicas, contudo a etiologia é ainda desconhecida. As manifestações clínicas dependem de inúmeros factores, como o comprimento e a largura do processo estilóide, o ângulo e a direção do seu desvio ou o grau de mineralização. O diagnóstico baseia-se em quatro parâmetros: manifestações clínicas, palpação digital do processo na fossa tonsilar, exames imagiológicos e bloqueio anestésico. O tratamento pode conservador e/ou cirúrgico, dependendo da severidade dos sintomas.

Conclusões

Embora a incidência desta entidade patológica seja bastante reduzida na população em geral, é importante que os Médicos Dentistas tenham conhecimento da mesma, de forma a permitir o seu correto diagnóstico. Mais estudos serão necessários para determinar quais as causas que originam a Síndrome de Eagle.

Implicações clínicas

A síndrome de Eagle pode originar sintomas comuns a diversas disfunções temporomandibulares, o que torna o seu diagnóstico complexo.