Qualidade clínica das restaurações com adesivos self-etch, até 8 anos – revisão sistemática

Póster > Revisão > Materiais Dentários

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução e objetivos

Os adesivos Self-Etch (SE) são conotados como sendo clinicamente simples, fáceis de aplicar e com bom desempenho sobretudo em lesões com dentina exposta. O presente trabalho pretendeu efectuar uma revisão sistemática da eficácia clínica dos adesivos SE relativamente aos critérios clínicos de qualidade das restaurações.

Métodos

Pesquisa na Pubmed/Medline de artigos de ensaios clínicos com adesivos SE publicados 2000-2013; Palavras-chave: “SE AND/OR Clinical Trials”, “SE And/Or two-step; And/Or one-step” e “self-etching primers”. Parâmetros de inclusão: prospetivos/observacionais, pelo menos 1 ano; Registos número restaurações, sistema SE teste e controlo, resultados qualitativos da eficácia clínica pelos critérios de Ryge.

Resultados

Dos 30 são ensaios clínicos pesquisados, 16 correspondem a ensaios entre 1-8 anos. Primeiro ano de avaliação clínica: taxas de retenção dos SE de 100% (LCNC e classes I/II). Aos 18 meses: alterações quanto à retenção das restaurações com adesivos SE e ER (p>0,05). Aos 2 anos: O pré-etching do esmalte promove melhoria na adaptação/pigmentação marginal das restaurações. Os SE-1 mostram mais defeitos marginais que as restaurações SE-2 e SE-1-all-in-one. Aos 3 anos: defeitos/colorações marginais acentuam-se nos SE-1-all-in-one mas, sem diferenças significativas relativamente ER-3. Aos 4 anos: os SE-2 e SE-1 testados mostram desempenho clínico semlhante aos ER-2. Aos 8 anos de avaliação o SE-2 testado mostra excelente eficácia clínica em comparação ER-2; retenção com SE-2 maior que com ER-2.

Conclusões

Os sistemas adesivos SE-2 mostram boa qualidade estética/functional e biológica em ensaios clinicos até 8 anos de observação, sobretudo em restaurações de LCNC e de Classes I/II.

Implicações clínicas

Nas restaurações com adesivos SE o pre-etching do esmalte possibilita melhorar a adaptação marginal e prevenção de pigmentações na interface adesiva.