Reabsorção radicular cervical invasiva – da definição ao diagnóstico, numa revisão descritiva

Póster > Revisão > Endodontia

Hall dos posters – 21 novembro 2013, 11h30 – Ordem nº

Introdução e objetivos

Reabsorção Radicular Cervical Invasiva (RRCI) corresponde a uma forma incomum de reabsorção radicular externa, caracterizada pela invasão da região cervical da raiz por tecido fibrovascular derivado do ligamento periodontal. Esta revisão pretende descrever os factores etiológicos da RRCI e a sua categorização, bem como enumerar os passos fundamentais para o diagnóstico/diagnóstico diferencial da patologia.

Métodos

Pesquisa na Pubmed com palavras-chave: “Invasive Cervical Root Resorption AND cervical resorption”. Na metodologia pesquisou-se artigos de revisão, revisão sistemática e de casos clínicos dos últimos 10 anos, sendo incluídos principalmente os que se referem ao diagnostico da RRCI.

Resultados

Das 78 publicações encontradas, 10 cumprem os critérios de inclusão; 5 são relatos de casos clínicos de lesões RRCI. Os factores etiológicos envolvem: tratamento ortodontico, trauma oclusal, branqueamento interno, cirurgia dento-alveolar, procedimentos periodontais, causas idiopáticas. Classificação clínica: classes de 1 a 4 (menor perda de estrutura até à perda de quase totalidade superfície radicular).

Frequentemente detectada por exame radiográfico de rotina. Ao exame clínico: quando a lesão é visível, pequeno defeito na margem gengival, com coloração rosada na coroa clínica; geralmente assintomática; É importante efectuar o diagnóstico diferencial da RRCI, de lesões de cárie radicular e condições de reabsorção radicular internas, sendo que a sondagem e o paralelismo da técnica radiográfica é fundamental (Fernández, 2011). A tomografia Cone-Bean possibilita localizar a extensão da lesão e determinar a restaurabilidade da RRCI.

Conclusão

A dificuldade de diagnóstico, assim como a detecção precoce deste tipo de lesões, são apontadas como o maior desafio. A anamnese e técnica radiográfica são métodos fundamentais no diagnóstico da RCCI.

Implicações clinicas

A RCCI é um processo patológico radicular agressivo, que pode causar a perda dentária. A análise imagiológica é fundamental para o diagnóstico/prognostico do tratamento e dependerá sempre do estágio da reabsorção.